Instituto Steiner fortalece presença brasileira em projeto de instrumentação do Telescópio Gigante Magalhães
Em agosto, a Commissioning Camera (ComCam), a câmera de comissionamento do Telescópio Gigante Magalhães (GMT), passou com sucesso pela sua Revisão de Projeto Preliminar (Preliminary Design Review – PDR), realizada no Carnegie Science Observatories, em Pasadena, EUA. O projeto foi aprovado integralmente de forma à demonstrar a sua maturidade técnica para avançar à fase de detalhamento.
Ao longo de 17 meses, a equipe brasileira, representada pelo Instituto Prof. João Steiner de Instrumentação e Ciência de Dados (Instituto Steiner) e pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), teve papel relevante nas áreas de Engenharia Mecânica, Software e Elétrica.
Segundo o presidente e coordenador do projeto no Instituto Steiner, além de docente do IAG/USP, Dr. Rafael Alves de Souza Ribeiro: “esta conquista representa um marco para o Instituto Steiner e é de grande relevância para a instrumentação brasileira como um todo. Nossa participação na ComCam mostra que o grupo brasileiro possui amplas competências para desenvolver projetos de alta complexidade e integrar equipes internacionais de renome.”

Descubra a ComCam
A ComCam é um projeto liderado pelo The Carnegie Institution for Science em parceria com o Instituto Steiner e o IAG/USP para produzir a câmera de comissionamento do GMT. A função da ComCam é validar e alinhar os sistemas ópticos e de controle do telescópio logo após a primeira luz, assegurando que ele atinja o desempenho esperado. O instrumento será fundamental para os testes de integração, calibração e verificação dos diversos subsistemas antes do início das operações científicas, ou seja, está sendo projetado para avaliar a qualidade da imagem produzida pelo GMT.
🔗 Saiba mais sobre o instrumento no portfólio do Instituto Steiner
Assessoria Instituto Steiner
Comments are closed.