Instituto Steiner é apresentado durante workshop da SPAnet voltado à instrumentação astronômica
Durante os dias 16 e 17 de novembro, ocorreu o Workshop SPAnet de Instrumentação em Astronomia, realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, em São José dos Campos – SP. O evento focou nas contribuições científicas-tecnológicas e econômicas na área de instrumentação astronômica, além na discussão de melhorias das atividades relacionadas à área.
No primeiro dia da programação, o Instituto Prof. João Steiner de Instrumentação e Ciência de Dados (IS) foi apresentado aos participantes a partir de uma palestra ministrada por José Octávio Paschoal, presidente do IS e um dos gestores do projeto GMT-FAPESP. Ele apresentou a jornada para a criação do Instituto, detalhou projetos de engenharia multidisciplinares que estão sendo desenvolvidos e discutiu a importância da formação e retenção de profissionais brasileiros com expertise na área.
Fundado em dezembro de 2021 e com operações iniciadas em janeiro do ano seguinte, o Instituto Steiner tem o objetivo de ser um escritório de projetos e pesquisas que vão além do foco em instrumentação astronômica, abrangendo a atuação para as áreas de Medicina, Agronegócio e, futuramente, Engenharia Aeroespacial. Isso já está refletido em seus convênios assinados com instituições nacionais, tais como o Instituto de Astronomia, Geofísicas e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e projetos em andamento com instituições internacionais, tais como GMTO Corporation e Australian Astronomical Optics (AAO) da Macquarie University.
José Paschoal agradeceu ao convite da coordenação e celebrou a oportunidade trazida pelo evento: “foi uma excelente ocasião para apresentar o Instituto Steiner para este grupo que pesquisa e participa do desenvolvimento de instrumentação astronômica. Nesses eventos, há trocas de informações e experiências que não apenas nos enriquecem, mas podem contribuir para desenvolver novas parcerias para o Instituto”.
Adaptive Optic Test Camera – AOTC
Foi anunciada a participação do Instituto Steiner junto ao GMTO — o consórcio internacional responsável pela construção do GMT — no desenvolvimento da câmera de teste com sistema de Óptica Adaptativa para o telescópio, intitulada Adaptive Optic Test Camera (AOTC). Há a expectativa de que o instrumento possa ser montado no Brasil. Conheça mais sobre o projeto aqui.
Mais detalhes sobre a ciência por trás da câmera foram abordados durante a palestra ministrada pelo pesquisador Tiago Gualberto B. Souza, colaborador do IS e membro do projeto da AOTC. Além de Souza, a equipe é composta por Thiago Amaral (óptica-mecânica); Tarcio A. Vieira (óptica); e coordenada por Rafael Ribeiro, vice-presidente do Instituto.
Assessoria Instituto Steiner
Comments are closed.