O que é o AOTC?
A AOTC (Câmera de Testes de Óptica Adaptativa, do inglês, Adaptive Optics Test Camera) é um instrumento de teste que será usado para verificar o desempenho de óptica adaptativa (OA) no limite de difração do GMT, tanto em laboratório quanto durante operação no observatório. O GMT abrigará dois instrumentos de primeira geração com desempenho de difração limitada: o Espectrógrafo de Infravermelho Próximo do GMT (GMTNIRS) e o Espectrógrafo de Campo Integral do GMT (GMTIFS). Esses instrumentos serão localizados no foco Gregoriano dobrado (Porta Dobrada, FP) e operarão principalmente nos modos de controle de frente de onda Natural Guide Star AO (NGAO) e Laser Tomography AO (LTAO). A AOTC é um instrumento de teste pioneiro que verificará as interfaces, algoritmos de controle e desempenho do sensor de frente de onda nos modos de controle NGAO e LTAO, antes da chegada dos instrumentos GMTNIRS e GMTIFS.
Funcionalidades principais
- Um sensor de inclinação e deslocamento (AOTC TTS, Tip-tilt-piston sensor) é um filtro estreito para a faixa de comprimento de onda de 1,65 µm no infravermelho próximo para evitar os efeitos da dispersão atmosférica (faixa de comprimento de onda de 1,49 a 1,78 µm).
- Um sensor de foco (AOTC FFS, Focus and truth sensor) é um sensor Shack-Hartmann de 20 x 20 pontos para a faixa de comprimento de onda de 1,17 a 1,33 µm.
- Uma câmera infravermelha com amostragem em Nyquist permitirá a avaliação da qualidade da imagem em nível de sistema em função do comprimento de onda, posição do campo e tempo de integração, para as bandas Y, J e H (faixa de comprimento de onda de 970 a 1780 nm). A câmera tem um modo de imagem de pupila para auxiliar no alinhamento do AOTC e no diagnóstico de eventuais obstruções na pupila.
- Uma câmera de aquisição (AOTC ACQ) (faixa de comprimento de onda de 450 a 920 nm) permitirá a identificação do alvo e a correção de erros iniciais de apontamento (por exemplo, erros de inclinação do M3).
Participação do Brasil
O Instituto Steiner está envolvido nas áreas de mecânica e óptica durante a fase conceitual do projeto do AOTC. A revisão para esta fase está programada para dezembro de 2023 e o instituto já foi designado para continuar suas atividades até a revisão da etapa preliminar, prevista para abril de 2024.