O Instituto Prof. João Steiner de Instrumentação e Ciência de Dados, também conhecido como Instituto Steiner, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, baseada nos princípios das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. Nosso objetivo primordial é impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, com especial ênfase nas áreas de instrumentação e ciência de dados, com aplicação voltada principalmente para a área da astronomia.
Origem do nome
O Instituto Steiner recebeu seu nome em homenagem ao distinto Prof. João Evangelista Steiner (1950-2020), reconhecido mundialmente como um dos mais destacados cientista e acadêmico na área da Astronomia. Steiner foi professor e pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da Universidade de São Paulo (IAG-USP), tendo desempenhado um papel significativo ao elevar o impacto da pesquisa astronômica brasileira em nível nacional e internacional. Desempenhou várias funções cientificas e administrativas, tanto na USP, como no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), assumindo vários cargos como Secretário do MCTI, em Brasília, Diretor do INPE, em São José dos Campos, Diretor do LNA, em Itajubá, Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, entre outros. Participou da formulação de políticas científicas e tecnológicas para o progresso do país, com enfoque especial no avanço na ciência e instrumentação científica na área da Astronomia. Sua dedicação e paixão pelo conhecimento e compromisso com a excelência no ensino e pesquisa continuarão a inspirar todos os membros do Instituto Steiner, instigando-nos a prosseguir em busca de soluções inovadoras e de resultados positivos para a sociedade brasileira.
Objetivos
No Instituto Steiner, nossa equipe reúne especialistas qualificados, entre cientistas, engenheiros e pesquisadores, que colaboram para conceber soluções inovadoras com aplicabilidade em instrumentação e áreas correlatas. Nossos projetos abrangem desde a criação e desenvolvimento de instrumentos científicos de ponta até a análise e interpretação de extensos conjuntos de dados. Ainda que nosso foco central seja a instrumentação astronômica, nossa abrangente expertise nos capacita expandir nossa atuação em outras áreas, como Medicina, Agronegócio, Sustentabilidade e áreas afins.
Valorizamos também as parcerias nacionais e internacionais com instituições científicas e tecnológicas, entidades governamentais e empresas públicas e privadas, fomentando o intercâmbio de conhecimentos e a colaboração na busca de soluções conjuntas. Nosso compromisso reside em efetuar contribuições significativas para o avanço científico e tecnológico do país e da comunidade global. Firmemente acreditamos que a instrumentação e a ciência de dados representam componentes essenciais para impulsionar a inovação em variados domínios do conhecimento.
Por último, nossa dedicação está direcionada à realização de pesquisas pioneiras, à criação de tecnologias e inovação de vanguarda e à promoção da capacitação de profissionais, sempre visando o bem-estar da população e o progresso do país.
Pilares
VISÃO
Nosso objetivo é moldar o futuro com excelência, tornando o Instituto um líder global em instrumentação astronômica e ciência de dados, aplicados às áreas estratégicas nacionais e internacionais.
Missão
Fazemos da nossa missão contribuir, em parceria com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, para o desenvolvimento da ciência e tecnologia em instrumentação astronômica e ciência de dados.
Valores
Os membros atuantes de nossa instituição são orientados por valores indispensáveis, tais como ética, transparência, colaboração, proatividade e sustentabilidade nas esferas econômica, social e ambiental.
Governança
O Instituto Steiner conta com 3 classes de associados, a saber: sócios fundadores, sócios honorários e sócios mantenedores.
O Instituto Steiner, neste início de suas atividades, além dos sócios fundadores, que é o grupo de pessoas que criou a instituição, já conta com alguns sócios honorários, os quais possuem notório conhecimento e, de alguma forma, colaboram para o desenvolvimento e crescimento institucional. Durante a última assembleia do Instituto Steiner foi criada a primeira classe de sócios mantenedores, que são todas as pessoas (físicas ou jurídicas) que, atualmente, são colaboradoras, atuando nos projetos ora em desenvolvimento pela instituição. Certamente, no futuro próximo, novos sócios serão integrados ao Instituto Steiner.
Assembleia dos Associados
A instância máxima de decisão do Instituto Steiner é a Assembleia dos Associados, que ocorre ordinariamente uma vez por ano, mas que pode, extraordinariamente, ocorrer quantas vezes forem necessárias. Na Assembleia dos Associados são tomadas e definidas todas decisões estratégicas e ratificadas as decisões ou sugestões dos conselhos Deliberativo, Técnico-Científico e Fiscal.
Conselho Deliberativo
O Conselho Deliberativo, ora em formação, deverá também se reunir, no mínimo, 01 vez ao ano, e tem como principal missão contribuir para a elaboração e acompanhamento das diretrizes do Instituto Steiner.
Conselho Técnico-Científico
O Conselho Técnico-Científico, formado por professores, pesquisadores e/ou colaboradores com notória competência técnica e científica, tem como missão contribuir na definição de programas e projetos de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação, entre outras iniciativas de caráter técnico-científico
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal, já em fase operacional, é constituído por representantes dos sócios e das instituições parceiras do Instituto Steiner, e tem como principal missão examinar e opinar sobre os balanços e relatórios de desempenho financeiro e contábil do Instituto Steiner.
Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva, constituída pelo Presidente e Vice-Presidente, responde pela gestão executiva e estratégica do Instituto Steiner.